ENTENDIMENTO DE CONCEITOS INICIAS PARA UM BOM PLANEJAMENTO DAS FINANÇAS



Alguns conceitos financeiros básicos são necessários para que os estudantes sejam capazes de fazer um bom penejamento não só de empresas ,mas também ajudar a organizar suas próprias despesas e lucros. Visto isso,é indispensável o entendimento de conceito como o de ativo, passivo e balanço patrimonial.
Primeiramente, falaremos do ativo. O ativo estão representados por todos os bens e direitos que uma instituição econômica possui e que possam ser valorizados em termos monetários. O Ativo faz parte das Contas Patrimoniais e compreende o conjunto de Bens e Direitos da organização (entidade, empresa), possuindo valores econômicos e podendo ser convertido em dinheiro (proporcionando o ganho).
Já o passivo faz parte das Contas Patrimoniais e compreende as obrigações da organização, entidade ou empresa para com terceiros.
É a parte negativa do Patrimônio e identifica a origem dos recursos aplicados. As contas representam os recursos de terceiros que foram usados e são classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade .
Ou seja, o Passivo se classifica de acordo com o prazo de realização das obrigações.
Resumidamente, podemos dizer que passivo é toda a obrigação (dívida) que a empresa tem com terceiros, por exemplo: contas a pagar, fornecedores de matéria-prima a prazo, impostos apagar, financiamentos, empréstimos, etc. E ativo são os bens e direitos que a mesma possui.
Por último, balanço patrimonial. Balanço Patrimonial (BP) é a principal Demonstração Financeira existente. Ele mostra como de fato está o patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento.
No Balanço, o Patrimônio se encontra em equilíbrio, equilibra os bens e direitos com as obrigações. Desta forma, ele é a igualdade patrimonial. O BP mostra o Patrimônio da entidade tanto quantitativa quanto qualitativamente.
O termo "Balanço" origina-se do equilíbrio Ativo = Passivo + PL; Aplicações = Origens; Bens + Direitos = Obrigações. Parte da ideia de uma balança de dois pratos, onde sempre há a igualdade de um lado com o outro.
Conclui-se a partir do balanço patrimonial, portanto, que apenas com grandes quantidade de bens e de dinheiro(ativo)não é suficiente para mostrar que tudo está correndo bem. É necessário a análise das dívidas e despesas(passivo) para que se passo fazer uma balança se realmente estão em lucro.
Com esse conhecimento básico de contabilidade, já é possível a aplicação em nosso próprio orçamento e o começo de um melhor entendimento de quando realmente se está em lucro e qual é melhor planejamento a ser tomado(redução ao máximo do passivo).
Referências
https://www.infoescola.com/economia/ativos-e-passivos/
http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/balancopatrimonial.htm






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As vantagens e desvantagens de se tomar o empréstimo pessoal

Qual a importância do ensino de finanças para os estudantes do ensino médio?

Hierarquia de necessidades de Maslow