O QUE É E COMO CONQUISTAR A INDEPÊNDENCIA FINANCEIRA




Uma pessoa caracteriza-se por ser independente financeiramente quem tem um orçamento equilibrado e reservas suficientes para viver delas se for o caso, sem depender de um trabalho!
A maior parte das pessoas sonha com a independência financeira, mas poucas sabem como conseguir alcança-la. É preciso seguir alguns passos essenciais a fim de conquistar esse objetivo.
Organização
Para a independência financeira começam com uma dica que é essencial: a organização das contas e gastos em uma planilha.
Para equilibrar os dois lados dessa balança e atingir a independência financeira, a saída é fazer uma planilha que  pode ser manual (no caderno, Excel, apps manuais), ou seja, você tem de anotar tudo o que gasta e ganha.
Estabelecer metas
Seja objetivo. Não crie de primeira uma meta de “ser milionário”, mas pense em juntar seis meses de salário para ter uma reserva de emergência. Além disso, faça metas reais, que você sabe que com mudanças no hábito de consumo você conseguirá cumprir. O que queremos dizer é: se você ganha pouco e não tem nada guardado não adianta fazer uma meta de viver de renda dentre 5 meses. Além disso, os planos mudam ao longo dos anos. Se daqui uns meses você precisar de mais dinheiro reveja o objetivo.

 Fazer bons investimentos
É muito importante que você saiba investir parcela do seu dinheiro mensalmente. Não adianta guardar todo o dinheiro em casa, uma vez que dinheiro parado perde seu valor de compra. Por isso, faça bons investimentos. Aproveite cada fase do mercado para investir melhor o seu dinheiro. Caso não tenha costume de investir, comece por aplicações em renda fixa. Tais como: CDBs, LCIs, Tesouro Direto.


 Referências


https://clubedovalor.com.br/independencia-financeir





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As vantagens e desvantagens de se tomar o empréstimo pessoal

Qual a importância do ensino de finanças para os estudantes do ensino médio?

Hierarquia de necessidades de Maslow